segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Rave - Imprimindo Gráficos (Chart)

Uma coisa muito comum nos sistemas, são os relatórios com gráficos estatísticos, os famosos Charts.
Antigamente eu usava o QuickReport e o ReportBuilder, porém relatórios com gráficos só precisei fazer no QuickReport e não tive muitas dificuldade, pois ele já tem um componente que facilita a vida.
Mas, como agora larguei o QuickReport e estou usando somente o Rave, houve então a necessidade de saber como fazer relatórios nele com gráficos.
Comecei então a fuçar no Rave e percebi que não existia nenhum componente que facilitasse a vida. Então fiz algumas pesquisas na internet para saber se não existiam componentes de terceiros, mas infelizmente não achei nenhum, porém nessas pesquisas, achei duas soluções para o caso :
1 Salvar o conteúdo de um TCustomChart em um BMP e imprimir esse BMP no Rave
2 Usar o método WriteChartData disponível na unit RPTChart
Esta última solução é a indicada pela Nevrona.
Fiz o teste com as duas soluções e as duas foram satisfatórias, porém gostei mais da última solução, pois como disse, é indicada pela própria Nevrona e não aparenta ser uma "gambiarra" :-) como a primeira solução.
Depois desta pesquisa, resolvi escrever este artigo para demonstrar como não é um bicho de sete cabeças fazer isso funcionar.
Então vamos lá...
Antes de iniciarmos, gostaria de explicar como a "coisa funciona", para depois partirmos para prática.
O método WriteChartData, "escreve" o conteúdo de um TCustomChart dentro de um campo do tipo Graphic. Então, a princípio, nosso gráfico será montado no TChart ou TDBChart do Delphi, e depois disso, iremos utilizar o WriteChartData para fazer com que o conteúdo do gráfico seja impresso, desenhado dentro do nosso relatório.
Agora vamos colocar em prática esta teoria...
Irei utilizar um RVCustomConnection, pois não preciso estar conectado a um DataSet para gerar o gráfico no Rave, só preciso de alguém que me disponibilize um campo para poder usá-lo na impressão, então o RVCustomConnection é o ideal para isso. Para quem não sabe para que serve o RVCustomConnection, vale a pena começar a mexer nele, pois é muito interessante.
Agora é serio, chega de teoria e vamos para prática...:-)
1 - Insira os seguintes componentes no Form:
TRVProject
TRVCustomConnection
TRVSystem
TChart
2 Na clausula uses, insira a unit RPTChart. É esta unit que nos disponibilizará o método WriteChartData
3 - Ajuste a propriedade Engine do RaveProject, apontando para o RVSystem.
4 - Ajuste o Chart, de forma que represente algum gráfico, só para podermos visualizar o resultado final.
5 Agora iremos ajustar dois eventos do componente RVCustomConnection:
OnGetCols:
Este evento é chamado quando o Rave necessita extrair os meta-data dos campos. É aqui que criaremos nosso campo do tipo graphic. Para isso, coloque o seguinte código neste evento:
with Connection do
begin
WriteField('CampoChart', dtGraphic, 0, '', '');
end;

OnGetRow:
Este evento é chamado quando o Rave necessita extrair os valores dos campos do registro atual. É aqui que iremos alimentar o valor do campo que criamos acima. Para isso, coloque o seguinte código neste evento:
WriteChartData(Connection, Chart1);

Chart1 é o nome do TChart que inserimos no Form.
A parte de codificação já está pronta, agora vamos para parte visual.
6 Entre no RaveDesigner
7 Crie uma Region e dentro desta Region crie uma banda simples.
8 Dentro da Band1(que acabou de ser criada), insira o componente MetaFile, que está na palheta Standard do Rave.
9 Crie uma DataView, da mesma forma que se fosse criar uma outra qualquer, a diferença é que os dados agora virão de um RVCustomConnection.
10 - Após ter criado, perceba que na TreeView o DataView1 está disponível, porém se clicar no sinal de mais do DataView1 para exibir os campos, perceberá que o campo que criamos via código(CampoChart) não está disponível, só tem um campo, que é o que vem de brinde, mas não use-o. Para que o nosso campo possa ser criado, o evento OnGetCols terá que ser chamado, e como fazer isso em tempo de projeto ?
O segredo é : O RaveDesigner tem que estar aberto juntamente com a aplicação e depois chamar o Refresh do DataView.
Então vamos lá...
11 - Execute a aplicação e volte para o RaveDesigner, mas não feche a aplicação ainda.
12 Selecione o DataView1 lá na TreeView e clique com o botão direito do mouse sobre o DataView1. Aparecerá um item chamado Refresh, basta clicar nele e...bingo :-). Pronto, o campo que criamos via código irá aparecer na lista. Quando clicar pela primeira vez no Refresh, vai aparecer uma mensagem, é uma alerta de que um campo será excluído, isso ocorre pois quando criamos a DataView, já veio aquele campo de brinde, mas como não criamos ele no OnGetCols, então a mensagem alertará de que o mesmo será excluído.
13 Agora selecione o componente MetaFile que foi inserindo em Band1 e altere duas propriedades dele:
DataField : CampoChart (nome do campo que criamos)
DataView : DataView1 (nome da dataview criada)
Pronto...Pode executar a aplicação e fazer o teste.
Caso queira fazer o teste no próprio preview do RaveDesigner, basta deixar a aplicação aberta, caso contrário, se a aplicação não estiver aberta e você chamar o preview do RaveDesigner, receberá de presente um errinho básico, o famoso "Acess violation..." :-)
Lembre-se, o exemplo que fizemos foi com um TChart, o mesmo poderá ser feito com um TDBChart.
Outro detalhe, utilizamos um RVCustomConnection, mas poderíamos utilizar um RVDataSetConnection sem problemas, porém neste caso, só fique atento com o seguinte:
No evento OnGetCols, antes de criar o campo, chame o método DoGetCols do Connection que vem como parâmetro neste evento. Isso deve ser feito para que primeiro sejam criadas as colunas do DataSet que está associado e depois sim poder criar as suas colunas.
E no evento OnGetRow, antes de chamar o WriteChartData, chame o método DoGetRow do Connection que vem como parâmetro neste evento. Isso deve ser feito para que primeiro seja alimentando os campos do DataSet que está associado e depois sim poder alimentar seus campos criados manualmente.
Espero que um dia possa surgir um componente para utilizarmos no Rave, pois assim ficará muito mais fácil, mas enquanto isso não acontece, temos esta solução.

Nenhum comentário:

Postar um comentário