terça-feira, 24 de maio de 2011

Microsoft, Skype e Delphi


Como você certamente sabe, a Microsoft anunciou na última semana a compra do Skype, uma das maiores da história da companhia. De fato, pagaram 8.5 bilhões de dólares para a empresa de telefonia virtual conhecida mundialmente. Aqui eu não entrar em detalhes na questão financeira ou comentar sobre o preço (bastante algo, pelo que vejo, mas possivelmente bom para posicionar a Microsoft além de seus negócios tradicionais).

O que me interessa, ao invés disso, é focar em um detalhe, não menos importante. O cliente do Skype para Windows, de longe mais utilizado e de maior sucesso é escrito em Delphi. Alguém poderia perguntar se uma aplicação feita em Delphi vale 8 bilhões, quanto vale o Delphi? Mas isso não seria realista. Certamente é um bom anúncio para o Delphi, espero que o marketing da Embarcadero possa tirar proveito disso.

Usar Delphi foi bom para o Skype?

Da perspectiva de desenvolvedor, o real e mais importante é tentar descobrir o quanto a decisão de usar o Delphi foi boa para o Skype em primeiro lugar, se isso contribuiu para o sucesso do produto e da companhia, e se eles tivessem escolhido uma ferramenta diferente. Eu acho que a resposta para esta questão destaca alguns aspectos positivos do Delphi para ISVs (independent software vendor – fornecedor de software independente) que querem fazer a distribuição de suas aplicações facilmente.

De fato, a não necessidade de um ambiente de execução (como Java ou .NET) torna a distribuição de um programa em Delphi significativamente mais simples do que uma aplicação C# ou Java. Também, torna possível suportar um grande número de versões de Windows de um único executável. No momento o download do Skype é bem alto, mas costumava ser menor antigamente, quando a banda era mais limitada. Ainda, não requerer dúzias, quando não centenas, de megabytes de bibliotecas torna a distribuição ainda menor do que de aplicações gerenciadas. Além de não necessitar bibliotecas, não existe componente COM ou outras bibliotecas de configuração específica em Windows, novamente fazendo o processo de distribuição e instalação bem simples.

De outro lado, embora eu não conheça muito sobre como é o Skype internamente, a alta qualidade da integração de aplicações Delphi para Windows, o suporte a múltiplas bibliotecas de Socket e conjuntos de componentes visuais, permitem ajudar a criar mais facilmente um clone do Skype do que com outra de ferramentas de desenvolvimento não gerenciadas, como o Microsoft Visual C++.

Skype e Delphi

Sendo assim, acho que o Delphi contribuiu para o sucesso do Skype, embora é difícil dizer o quanto. Agora, pode o Skype contribuir para o sucesso do Delphi? Possivelmente... você não usaria uma ferramenta que lhe permite criar uma empresa de 8 bilhões? Piadas a parte, deixemos que todos saibam que o cliente do Skype para Windows é feito em Delphi e é uma ótima maneira de alavancar a ferramenta de desenvolvimento da Embarcadero. Mas o Skype não esta sozinho, veja o Show Case para uma maior gama de aplicações feitas em Delphi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário