terça-feira, 5 de julho de 2011

Repositório do Delphi


O repositório do Delphi é um local para armazenamento de objetos, como formulários e projetos, que facilita o compartilhamento desses objetos por vários projetos. Quando você clica em File|New... para criar um novo objeto, você pode escolher um dos itens do repositório.
Acrescentando um formulário ao repositório
    
Abra um projeto DPR, e dentro dele o formulário "Form" (Form1.pas). Esse formulário está sendo compartilhado dentro do mesmo projeto, mas se você quiser reutilizá-lo em outros projetos, pode acrescentá-lo ao repositório. 
     Para isso, clique com o botão direito e em Add to Repository. Você deve informar o título do item, uma descrição e qual a página onde ele será inserido (se você digitar um nome de página que não existe, uma nova será criada), além do seu nome para indicar qual o autor desse item. Opcionalmente você pode escolher um ícone que será usado para representar o item. Para o exemplo digite o seguinte: 

   Title: Formulário para uma tabela
   Description: Formulário de banco de dados para uma tabela
   Page: Forms (default)
   Author: seu nome 

     O botão "Browse" permite você procurar um ícone , para representar sua classe de formulário, caso não informe ele irá mostrar o seguinte ícone . Clique Ok. O novo item será adicionado ao repositório. Agora crie um novo projeto com File|New Application e veremos como o item pode ser reutilizado.
     Formas de criar novos objetos
    
Se você clicar em File|New... e na página "Forms", você verá que o novo item ("Formulário para uma tabela") está dentro do repositório. Agora ele está disponível em qualquer projeto, permitindo criar novos formulários a partir dele.
     Existem três opções para criar novos objetos a partir do repositório: copiar [copy] o item, herdar [inherit] do item (criar uma nova classe derivada) ou usar [use] o item diretamente.
Se você marcar a opção "Copy" e clicar Ok, o Delphi cria uma cópia separada do objeto original que está no repositório. Qualquer alteração no original posteriormente não vai afetar essa cópia e qualquer alteração na cópia é independente do que está no repositório. Note que a unidade do formulário não foi salva e está em memória como "Unit2". Isso permite você salvar com um nome qualquer.
     A opção "Inherit" (herdar) faz diferente: faz uma referência ao original (ou seja, acrescenta o formulário original dentro do projeto) e cria uma nova classe derivada da original, TForm1. O novo formulário será chamado de 'FormBase1', com a classe 'TFormBase1'. A unidade do formulário não foi salva ainda. Nesse caso, qualquer alteração no original, que está no repositório, será herdada pela classe derivada.
     A opção "Use" não copia o objeto original, mas compartilha com o projeto atual. Nesse caso, alterações feitas no item dentro do projeto afetam o item no repositório e vice-versa. Se vários projetos usarem o mesmo item, todos eles compartilham o mesmo item.
     Adicionando um projeto ao repositório
    
Para reutilizar um projeto inteiro, você pode acrescentá-lo ao repositório com o menu Project|Add to Repository... e informar a descrição do item como antes.
     Gerenciando o repositório
    
Para gerenciar as páginas do repositório e os itens de cada página, você pode clicar em   Tools|Repository. Na caixa de diálogo você pode criar, renomear ou excluir uma página do repositório (você só pode excluir se ela estiver vazia). É possível também mudar a ordem das páginas.
     Você pode mover os itens entre páginas arrastando o item da lista da esquerda e soltando sobre a página desejada. Também é possível renomear ou alterar características de um item ou excluir o item.
     Compartilhando o repositório numa equipe
    
Quando uma equipe de desenvolvedores trabalha em conjunto, é importante que eles possam compartilhar o repositório, de forma que novos itens adicionados a ele estejam disponíveis para toda a equipe.
     Para compartilhar o repositório, você deve usar um diretório na rede que seja acessível a todos os desenvolvedores. Por exemplo, se G: é uma letra de drive que aponta para a rede, você pode usar G:\REPOS. Você deve também copiar os arquivos do repositório do Delphi para esse diretório.
     Os arquivos do repositório do Delphi são armazenados num subdiretório OBJREPOS, abaixo do diretório onde o Delphi foi instalado (geralmente C:\Arquivos de Programas\Borland\Delphi6). Além desses arquivos, o Delphi usa um arquivo de texto chamado DELPHI32.DRO, localizado no subdiretório BIN do Delphi.
     Para compartilhar o repositório na rede, faça o seguinte: 
     • Crie um diretório compartilhado (e.g. G:\REPOS). Verifique que todos os desenvolvedores têm acesso a ele e usam a mesma letra de drive; 
     • Copie o repositório de um computador para o diretório compartilhado (G:\REPOS), ou seja, todos os arquivos do subdiretório OBJREPOS do Delphi, mais DELPHI32.DRO, do subdiretório BIN; 
     • Em cada um dos computadores, no Delphi, clique em Tools|Environment Options. Na página Preferences Em "Shared Repository", digite o caminho do diretório compartilhado. 
Agora lembre-se que qualquer alteração ou acréscimo feito por um desenvolvedor afeta todos os outros. É importante também notar que quando você quiser compartilhar um objeto, ele deve ser salvo num diretório compartilhado também, acessível a todos (por exemplo, G:\BIBLIOTECAS).

Um comentário:

  1. Parabéns pelo trabalho! visito sempre seu site... Aproveitando, gostaria de indicar o site www.iAulas.com.br lá você vai encontrar mais de 10 mil apostilas para download gratuito dos mais variados assuntos, inclusive sobre programação, banco de dados e Delphi... espero ter ajudado...

    ResponderExcluir