domingo, 10 de julho de 2011

Guia Inicial Rápido Para Otimização de Índices


Veja neste artigo a tradução de um post feito por Paul Beach em seu blog, que foi mencionado pelo site firebirdnews.org, mas cujos conceitos se aplicam a praticamente todos os SGBDs.

Abaixo, é apresentado um rápido guia inicial com cinco (na verdade seis) pontos para a otimização de índices, cortesia de Pavel Cisar.

1. Sempre defina TODAS as regras (constraints) de integridade: chaves primárias, estrangeiras e índices únicos. Isto será automaticamente utilizado na otimização de junções (joins).

2. Defina índices separados para CADA COLUNA que será utilizada em regras adicionais de suas consultas (ex: filtros em cláusulas WHERE), que não fazem parte do primeiro ponto (pk's, fk's e uniques).

3. Atualize as estatísticas de seus índices regularmente, visto que dados são inseridos / modificados / excluídos em sua base de dados. Uma boa regra geral é atualizar as estatísticas dentro de suas rotinas de manutenção (quando fizer backup, sweep, etc.), e/ou sempre que você inserir / alterar um quarto de todos os registros, uma vez que a tabela possua mais de 10.000 registros.

4. Uma vez tendo dados representativos do mundo real em seu banco de dados, você pode avaliar a usabilidade dos índices para eliminar aqueles que não ajudam suas instruções SQL (um índice insignificante apenas tornará lento seus inserts e updates!) e adicionar novos índices compostos ou de expressões, que aumentem a performance de instruções específicas.

5. Índices inúteis são normalmente aqueles com baixa seletividade (poucos valores distintos). Execute algumas consultas com filtros condicionais em colunas com baixa cardinalidade e verifique quando o otimizador usa o índice ou não. Se o índice de baixa seletividade é sempre ou frequentemente usado em outras condições de filtro, você pode melhorar a sua seletividade e consequentemente a sua usabilidade, criando um índice composto com as colunas que são usadas nestes outros filtros, ao invés de usar índices independentes em cada coluna.

6. Se você sempre / frequentemente usa um grupo de colunas para filtros, um índice composto nestas colunas pode melhorar a performance do comando, mas faça isso apenas se não estiver satisfeito com a performance que os índices em colunas individuais provêem.

De Enum para String e de String para Enum


Há algum tempo atrás precisei criar um enumerado e depois carregar este enumerado em um ComboBox. Toda vez que surgia essa necessidade eu criava o enum e criava um array de string com todas as opções do enum, aí com um loop no array eu populava o ComoboBox. Só que toda vez que precisava acrescentar um nova opção no enum eu tinha que atualizar o array.

Isso começou me incomodar! Foi aí que lembrei que quando desenvolvemos componentes e criamos uma property do tipo de um enum na seção published, o Delphi exibe esse enum no ObjectInspector com um ComboBox, e ele faz isso automaticamente! Aí pensei: “isso deve ser possível” já que o Delphi faz. Então entrei em contato com um amigo meu muito fera em Delphi, “Adriano Santos”, e ele conseguiu a solução que eu gostaria de publicar.

Vamos lá, vou dar o exemplo referente a minha necessidade na época que estava desenvolvendo uma comunicação com uma balança através da porta COM.

Criando o enum:

type
  TPorta = (COM1, COM2, COM3, COM4, COM5, COM6, COM7, COM8, COM9);

Criando a property do tipo do enum:

  private
    FPort: TPort;
  public
    property Port: TPort read FPort write FPort;
  end;

Criando um método que vai popular uma lista do Tipo TStrings, assim, com esse método posso popular objetos como: TComboBox, TMemo, TListBox ou até mesmo uma variável do Tipo TStrings. Primeiro deve ser declarado na seção uses a unit: TypInfo.

class procedure TSerialComunication.PopulateListPort(AList: TStrings);
var
  i: Integer;
Begin
  for i := Ord(Low(TPort)) to Ord(High(TPort)) do
    AList.Add(GetEnumName(TypeInfo(TPort), i));
end;

Agora basta chamar o método e popular o ComboBox:

procedure TfrmPrincipal.btnPopulatePortClick(Sender: TObject);
Begin
  TSerialComunication.PopulateListPort(cbbPort.Items);
end;

Essa foi a solução que meu amigão Adriano Santos meu passou, achei genial.

Agora imagina se precisar pegar um item do ComboBox que é uma string e passar pra uma variável do tipo do Enum? Antigamente eu usaria um case pra saber qual foi o item selecionado e passar a opção do enum correta, mas agora posso usar a mesma idéia e converter automaticamente enum para string ou vice-versa! Então criei dois overload de um método Convert:

class function TSerialComunication.Convert(const APort: string): TPort;
begin
  Result := TPort(GetEnumValue(TypeInfo(TPort), APort)) ;
end;

class function TSerialComunication.Convert(const APort: TPort): string;
begin
  Result := GetEnumName(TypeInfo(TPort), Integer(APort)) ;
end;

Agora ficou facil, basta chamar os métodos de conversão!

Convertendo o item do combobox para o enum:

procedure TfrmPrincipal.btnStringToEnumClick(Sender: TObject);
var
  vPort: TPort;
begin
  vPort := TSerialComunication.Convert(cbbPort.Text);
end;

Convertendo de Enum para uma string:

procedure TfrmPrincipal.btnEnumToStringClick(Sender: TObject);
var
  vPort: TPort;
begin
  vPort := COM1;
  ShowMessage(TSerialComunication.Convert(vPort));
end;