segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Identar código no Delphi 7

Quem está começando a aprender Delphi 7 e já tem alguma familiaridade com alguma outra ferramenta de programação ou editor de textos, fora o bloco de notas, já está acostumado a identar seus códigos de forma que estes fiquem organizados para uma melhor manutenção posteriormente.

Se você é um dos que não identa, pode começar a se acostumar com esta técnica, que é praticamente exigida por alguns padrões lá fora e, como falei anteriormente, é de essencial para uma melhor manutenção e interpretação do código.

Mas o que é identar?

Dentro da computação, indentação é um termo aplicado ao código fonte de um programa para indicar que os elementos hierarquicamente dispostos têm o mesmo avanço relativamente à posição (y,0).

Na maioria das linguagens a indentação tem um papel meramente estético, tornando a leitura do código fonte muito mais fácil (read-friendly), porém é obrigatória em outras. Python, occam e Haskell, por exemplo, utilizam-se desse recurso tornando desnecessário o uso de certos identificadores de blocos ("begin" e/ou "end").

A verdadeira valia deste processo é visível em arquivos de código fonte extensos, não se fazendo sentir tanto a sua necessidade em arquivos pequenos (relativamente ao número de linhas)

Para qualquer programador, deve ser um critério a ter em conta, principalmente, por aqueles que pretendam partilhar o seu código com outros. A Indentação facilita também a modificação, seja para correção ou aprimoramento, do código fonte.

Identando no Delphi 7

Diferente dos outros editores, o Delphi 7 não permite o uso da TAB após a seleção do texto para identarmos aquele bloco, se fizermos isso, a linha selecionada é excluída!!

O comando para finalmente identar nosso código é: CTRL + SHIFT + i (para avançar o código, ou seja, mover pra a direita) e CTRL + SHIFT + u (para retroceder o código ou mover para a esquerda). Lembre-se de SELECIONAR o código antes de utililzar as teclas de atalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário