quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Trabalhando com POO na prática


Depois de abrirmos o tema para que todos pudessem opinar, iremos começar a criar nossa série de artigos, segue abaixo a descrição de nosso sistema.

Peço a todos que pretendem colaborar de alguma forma que enviem um e-mail para mim para que possamos facilitar o contato e agilizarmos o processo de publicação dos artigos. Segue meu e-mail, rboaro@gmail.com.
 
Fica difícil mensurarmos quantos artigos iremos desenvolver sobre o tema, pois desenvolver uma aplicação por menor que seja requer bastante tempo ,muitas coisas precisam ser definidas. Sendo assim iniciamos descrevendo as funcionalidades básicas do sistema, por favor comentem (por e-mail) e sugiram alterações se acharem necessário.
 
Objetivo do Sistema: Processar vendas de um determinado estabelecimento, quando falo processar vendas, estou me referindo a controlar o estoque dos produtos, e ter as funcionalidades básicas de controle, como por exemplo, gerar títulos a receber , efetuar lançamentos no caixa, quando a venda for a vista etc.
 
Cadastros que serão criados:
> Cidades
> Clientes
> Produtos
> Pedidos
> Titulos a Receber
Seria interessante criarmos tambem outros cadastros, como por exemplo cadastro de Titulos a Pagar, mas nesse caso precisaríamos criar um cadastro de lançamento de notas fiscais de entrada o que pode ser feito baseado nos exemplos que iremos desenvolver.
 
Banco de dados utilizado: depois de muitas opiniões e como é de costume divergentes, pois cada um de nós simpatiza com um determinado banco de dados, como costumo dizer, "o melhor banco de dados é aquele que dominamos e sabemos utilizar o máximo das suas funcionalidades". Dessa forma pensei em criarmos classes de acesso ao Firebird e ao Sql Server Express (free).
 
Driver de acesso ao banco: esse não abro mão de usar dbExpress que é o que há de melhor nas ultimas versões do Delphi.
Versão do Delphi utilizada: Delphi XE2, mas me coloco a disposição para auxiliá-los a adaptar o fonte para outras versões.
 
Frequência dos artigos publicados: no mínimo um por semana, se possível mais, mas como todos temos nossos compromissos a cumprir, deixamos aqui acordado que não podemos passar uma semana sem publicar nada.
 
Acredito que os principais itens foram citados. Sendo assim mãos a obra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário