sexta-feira, 6 de março de 2015

Usando Coalesce em Comandos SQL


Nessa dica, vou expor uma situação comum para nós desenvolvedores, que pode ser resolvida de várias formas, (como tudo em programação), mas sempre existe a forma correta ou a que vai garantir a integridade do sistema, e ainda, ser resolvida em pouquíssimo tempo.

Imaginem a seguinte situação, uma empresa possui uma entidade chamada TitulosPagar, nessa entidade estão gravados os titulos a pagar com as suas respectivas datas de vencimento. Nessa mesma entidade temos um campo chamado Prorrogado, que é preenchido quando o fornecedor concede uma prorrogação no título para que o mesmo seja pago após a data de vencimento sem juros etc.

Vocês ja devem ter imaginado que o sistema em questão possui um relatório de Titulos a Pagar em um determinado período. Certo?

Nesse caso o mesmo poderia usar o um Sql simples como o abaixo:

Select titulo, valor, vencimento
From titulosPagar
Where dataVcto between :dataIni and :dataFim

Tranquilo né. O Sql retorna todos os títulos a pagar com vencimento no período passado nos parâmetros dataIni e dataFim.

Vamos complicar, um belo dia o cliente liga para você pedindo para que nesse mesmo relatório de titulos a pagar considerasse a data de prorrogação também, ou seja deve ser listado todos os títulos analisando a data de vencimento, e também a data de prorrogação. 

Saída rápida, fazer duas querys, com dois Sql diferentes, um analisando o período pela data de vencimento e o outro analisando pela data de prorrogação, depois gravar tudo em um ClientDataSet e ligar o Client ao relatório. Beleza? Funciona com certeza, mas da um trabalhão, sem falar no tempo de processamento, dependendo o tamanho da entidade de TitulosPagar o processo será demorado.

Solução:
Criar o seguinte comando SQL.

Select titulo, valor, vencimento
From titulosPagar
Where Coalesce(Prorrogado, dataVcto) between :dataIni and :dataFim

Bingo! Temos uma query apenas, um processamento, e a solução com certeza não demorou mais que 1 minuto para alterar a query.

Nenhum comentário:

Postar um comentário