quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Como efetuar uma conexão Delphi 7 + dbExpress + Firebird

*Fonte Arquivo de Códigos

Então você pretende desenvolver aplicações de bancos de dados usando o Delphi 7 + Firebird? O primeiro passo é aprender a fazer a conexão entre o Delphi e o banco de dados. Para esta dica estou usando o Delphi 7 e o Firebird 2.5. Usarei também os componentes da aba dbExpress. Para começar, certifique-se de que sua instalação do Delphi está funcionando corretamente. Verifique também se o Firebird está ativo e pronto para receber requisições.

Para efetuar a conexão, siga atentamente os passos a seguir:

a) Vá até a aba dbExpress e arraste um componente TSQLConnection para seu formulário. Em seguida ajuste o valor da propriedade ConnectionName para "IBConnection". Ajuste LoginPrompt para "False". Isso evitará que o programa exiba a tela de login para a inserção da senha a cada execução do programa.

b) Clique no botão ao lado da propriedade Params para exibir o Value List editor. Nesta janela vamos fornecer o nome e local da base de dados. Assim, ajuste o valor da propriedade Database para "C:\Firebird_2_5\dados\ESTUDOS.FDB" ou algo parecido no seu sistema. Ajuste o nome de usuário e senha se você não estiver usando os valores padrões. Clique Ok e feche o Value List editor.

c) Hora de testar a conexão. Para isso, ajuste a propriedade Connected do TSQLConnection para "True". Se tudo correu bem, a mudança do valor da propriedade ocorrerá sem qualquer problema. Se houver alguma mensagem de erro, refaça os passos anteriores.

Obtida a conexão com o banco de dados, é hora de disparar um comando SQL. Para isso arraste um componente TSQLDataSet e ajuste sua propriedade SQLConnection para o componente TSQLConnection. Arraste um componente TMemo para o formulário e, em seguida, coloque o código abaixo no evento Click de um botão:

procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);
begin
  // vamos fechar o SQLDataSet
  SQLDataSet1.Close;

  // vamos definir o tipo de comando
  SQLDataSet1.CommandType := ctQuery;

  // vamos definir a query a ser executada
  SQLDataSet1.CommandText := 'SELECT * FROM USUARIOS';

  // vamos disparar o comando
  SQLDataSet1.Active := True;

  // e agora vamos percorrer os resultados obtidos
  Memo1.Clear;
  while not SQLDataSet1.Eof do
    begin
      // vamos mostrar os IDs e nomes dos usuários
      Memo1.Lines.Add(SQLDataSet1.Fields.Fields[0].AsString + ' - ' +
        SQLDataSet1.Fields.Fields[1].AsString);

      // vamos mover para o próximo registro
      SQLDataSet1.Next;
    end;
end;

Aqui eu disparei um comando SELECT contra um tabela chamada USUARIOS. O resultado da consulta foi algo parecido com:

1 - OSMAR J SILVA
2 - CARLOS DE SOUZA ROCHA

Nenhum comentário:

Postar um comentário