terça-feira, 22 de setembro de 2015

Usando a propriedade ReadOnly para tornar o TClientDataSet somente leitura


Em algumas situações gostaríamos que um TClientDataSet fosse somente leitura, ou seja, não queremos permitir inserção, atualização ou exclusão dos dados do dataset. Para isso podemos usar a propriedade ReadOnly. Se seu valor for True, os dados do TClientDataSet serão apenas para leitura. Se o valor for False, os dados podem ser modificados e/ou novos dados podem ser inseridos no dataset. O valor padrão é False. 

Em tempo de design a propriedade ReadOnly do TClientDataSet pode ser ajustada selecionando-se o componente no formulário e acessando o Object Inspector. Em tempo de execução esta propriedade pode ser ajustada por meio do seguinte trecho de código:

procedure TForm3.Button3Click(Sender: TObject);
begin
  // vamos tornar o TClientDataSet somente leitura
  ClientDataSet1.ReadOnly := True;
end;

Se necessário, podemos obter o valor desta propriedade em tempo de execução da seguinte forma:

procedure TForm3.Button3Click(Sender: TObject);
begin
  // vamos verificar se o TClientDataSet é somente leitura
  if ClientDataSet1.ReadOnly then
    ShowMessage('O ClientDataSet é somente leitura')
  else
    ShowMessage('O ClientDataSet NÃO é somente leitura')
end;

Ao executarmos este código e clicarmos no botão teremos uma mensagem parecida com:

"O ClientDataSet NÃO é somente leitura".

É importante observar que se tentarmos efetuar alguma operação que modifica o conteúdo de um TClientDataSet somente leitura nós teremos uma exceção do tipo:

Project Project2.exe raised exception class EDatabaseError with message 'ClientDataSet1': Cannot modify a read-only dataset'.

Quando ajustamos o valor da propriedade ReadOnly para True, automaticamente a propriedade CanModify do dataset é ajustada para False.

Importante: Mesmo que o valor da propriedade ReadOnly seja False, os usuários ainda podem ser impedidos de modificar os dados de um client dataset se este obtém seus dados a partir de um provider (por exemplo: TDataSetProvider). A propriedade Options do provider pode limitar se os dados podem ser editados e, se puderem, os tipos de alterações permitidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário