sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Entenda e aprenda a usar o controle TListBox em suas aplicações Delphi

Objetos da classe TListBox, da unit StdCtrls, são controles do tipo lista de seleção. Este componente exibe uma lista com barras de rolagem contendo items que podem ser selecionados, adicionados ou excluídos. A classe TListBox é um wrapper (invólucro) para o controle LISTBOX da plataforma Windows. Em controles do tipo ListBox o usuário pode selecionar apenas um ítem ou vários itens de uma vez.

Em Delphi, a classe TListBox implementa o comportamento genérico definido em TCustomListBox. É esta classe que devemos usar para derivar nossa própria ListBox caso o controle TListBox não satisfaça as nossas necessidades. É claro que podemos partir de qualquer classe que herde de TCustomListBox.

A forma mais comum de adicionarmos um controle TListBox em nossos formulários é selecionando este componente na aba Standard e arrastando-o para a posição desejada na janela. Em seguida podemos adicionar itens na lista acessando sua propriedade Items, que são do tipo TStrings, ou seja, uma lista de strings. Ao clicarmos na propriedade Items no Object Inspector, um String List Editor será exibido. Basta inserir algumas strings nesta caixa de texto, pressionar o botão OK e verificar como o controle já exibe os itens que acabamos de inserir.

Em tempo de execução, itens podem ser adicionados à uma TListBox usando códigos parecidos com:

procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);
begin
  // vamos inserir um novo item na TListBox
  ListBox1.Items.Add('Osmar J. Silva');
end;

Se precisarmos obter o texto do ítem selecionado em uma TListBox, podemos usar:

procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);
begin
  // vamos obter o texto do item selecionado na TListBox
  ShowMessage(ListBox1.Items[ListBox1.ItemIndex]);
end;

Para fins de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário