quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Quer usar o banco de dados MySQL com Delphi? Comece lendo esta dica

O Delphi continua sendo umas das ferramentas mais populares para o desenvolvimento de aplicações de banco de dados e o MySQL ainda é o banco de dados mais popular entre os programadores brasileiros. Sendo assim, mostrarei nesta dica como efetuar uma conexão Delphi + MySQL usando dbExpress. A versão do Delphi usada na dica é a 2009 (sob os cuidados da Embarcadero) e a versão do MySQL é a 5.0.67.

Vamos lá então. Certifique-se de que o banco de dados MySQL está devidamente configurado e funcionando. Inicie-o, anote o nome de usuário e senha e vamos começar.

Vá até a aba de componentes dbExpress e arraste um componente TSQLConnection para o formulário. Este é o componente responsável pela conexão com o banco de dados. Selecione o componente no formulário de forma a acessar suas propriedades no Object Inspector. Em seguida siga atentamente as observações a seguir:

a) Vá na propriedade ConnectioName e selecione MySQLConnection. Automaticamente a propriedade Driver é definida como MySQL. A propriedade LibrayName será definida como dbxmys.dll. O mesmo acontece com a propriedade VendorLib, que é definida como libmysql.dll. dbxmys.dll é fornecida com o Delphi enquanto libmysql.dll vem com a instalação do MySQL e deverá estar em C:\Windows\System para que sua aplicação seja executada com sucesso.

b) O simples fato de definirmos o valor MySQL para a propriedade ConnectionName faz com que os parâmetros de conexão sejam criados com os valores padrões e guardados na propriedade Params. O próximo passo é alterar estes valores de forma a refletir a realidade do banco de dados que vamos usar. Vá em Params e acione o editor Value List Editor. Em HostName você deverá informar o nome ou IP do servidor MySQL. Se estiver rodando localmente use apenas "localhost". Em Database informe o nome da base de dados, por exemplo, "estoque". Em User_Name informe o usuário do banco de dados, geralmente é "root". Em Password informe a senha do banco de dados. Pressione OK.

c) Vá na propriedade LoginPrompt e altere seu valor para False. Isso evita que a tela de login seja exibida quando tentarmos efetuar a conexão. Agora vá na propriedade Connected e altere seu valor para True. Se correr tudo bem você já estará conectado ao banco de dados MySQL.

d) Arraste um componente TSQLQuery para o formulário e defina sua propriedade SQLConnection para o componente criado anteriormente, ou seja, SQLConnection1. Coloque um botão no formulário e insira o código abaixo em seu evento Click:

procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);
begin
  SQLQuery1.Active := False;
  SQLQuery1.SQL.Clear;
  SQLQuery1.SQL.Add('SELECT * FROM clientes');
  SQLQuery1.ExecSQL;

  // vamos obter a quantidade de registros retornados
  ShowMessage('Quantidade de registros: ' +
    IntToStr(SQLQuery1.RecordCount));
end;

Aqui nós retornamos a quantidade de registros presentes na tabela clientes. Se tudo correu bem o próximo passo agora é acessar as nossas dicas e truques de Delphi + MySQL para aprimorar seus conhecimentos.

Para fins de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário