quarta-feira, 29 de abril de 2015

Função para gerar senhas aleatórias


Essa é uma dica simples e que para os que trabalham com redes sem fio pode ser muito útil. O que a função faz é gerar um string com caracteres hexadecimais, mas que podem ser adaptados para qualquer outro tipo. Esta função recebe como parâmetros o comprimento da senha como um integer, e outros três parametros do tipo boolean que indicam se estarão presentes letras minúsculas, maiúsculas e números.

Aqui vai o código e as explicações seguem logo abaixo.

function GeraSenhaHex(Digitos: Integer; Min: Boolean; Mai: Boolean; Num: Boolean): string;
const
   MinC = 'abcdef';
   MaiC = 'ABCDEF';
   NumC = '1234567890';
var
   p, q : Integer;
   Char, Senha: String;
begin
   Char := '';
   If Min then Char := Char + MinC;
   If Mai then Char := Char + MaiC;
   If Num then Char := Char + NumC;
   for p := 1 to Digitos do
   begin
      Randomize;
      q := Random(Length(Char)) + 1;
      Senha := Senha + Char[q];
   end;
   Result := Senha;
end;

Explicações:

Primeiro criamos as constantes que trarão os caracteres referentes a letras minúsculas, maiúsculas, e números, depois, iniciamos como vazia, só por desencargo de consciência já que o delphi faz isso por padrão, a variável "Char", que conterá todos os caracteres a serem usados para a geração da senha randômica.

Após isso, testamos os parâmetros para letras maiúsculas, minúsculas e números, acrescentando à "Char" cada um dos que forem verdadeiros segundo os parâmetros passados na chamada da função.

E depois, para finalizar, um laço com o número de repetições igual aos dígitos passados também como parâmetro na chamada, que usando a função Random do delphi gera números aleatórios dentro do limite estabelecido pelo cumprimento da variável "Char", lembrando que o fato de acrescentar o "+ 1" é por que as posições dos caracteres dentro de um string iniciam em 1, e a função Random gera números de 0 até o valor estipulado como limite. Por exemplo uma String = 'teste' temos os valores a seguir:

String[1] = 't'
String[2] = 'e'
String[3] = 's'
String[4] = 't'
String[5] = 'e'