terça-feira, 3 de agosto de 2010

Trabalhando com DBCtrlGrids


Desta vez, apresento-lhes a um componente que traz uma alternativa ao “DBGrid” e também um pouco mais de versatilidade com relação ao seu incansável similar. Dentre suas habilidades, a mais louvável seria a de poder agregar outros componentes, geralmente “DataWare”, pois trata-se de um objeto do tipo “Container”, fazendo assim expandir suas possibilidades. Dentre os objetos que podemos adicionar posso citar:

- DBEdit;
- DBComboBox;
- DBImage;
- DBCheckBox;
- DBChart;
- Chart;
- Entre outros.


Para iniciar os trabalhos, adicionemos os seguintes componentes ao seu projeto:

Componente
Aba
DBCtrlGrid
Data Controls
DBEdit
Data Controls
DBComboBox
Data Controls
DBImage
Data Controls
Table
BDE
DataSource
Data Access
Labels (2)
Standard



Talvez você esteja se perguntando. Como vou adicionar estes componentes ao DBCtrlGrid ?
Resposta: Da mesma forma como adicionaria um componente a um “Painel” por exemplo. Clicando no componente desejado em uma das abas do Delphi, e clicando de volta sobre o componente “DBCtrlGrid”.

Dica: Se você tentar adicionar um componente e uma tela surgir com esta mensagem “Cannot control be used in a DBCtrlGrid.” é porque o componente não implementa as Propriedades e Eventos do Objeto escolhido.

Configurando componentes:

Componente
Propriedade
Valor
DataSource1
DataSet
Table1
Table1
TableName
c:\Arquivos de Programas\Arquivos Comuns\Borland Shared\Data\biolife.db
Table1
Active
True
Table1
ReadOnly
True
DBCtrlGrid1
DataSource
DataSource1
DBCtrlGrid1
Width
633

Ao executar o programa, perceberá que apareceram outras linhas “registros”, tanto com relação à quantidade de peixes, quanto à de exibição por página, que vem configurada para três. Isso pode ser modificado para quantas quiser, mas não aconselho um número muito alto, pois não caberia na tela. A propriedade que altera este valor é “RowCount” e só aceita números inteiros. Outra propriedade interessante é a que altera a orientação “Orientation” e que vem por padrão setada para “goVertical”.

Fiz este projeto com um componente “Table” pela facilidade de configuração, mas poderia ter sido com qualquer outro suportado pelo Delphi.

Curiosidade: Em outros testes realizados posteriormente, percebi que o “DBCtrlGrid” suporta adicionar até mesmo um componente do tipo “QuickRep”, da aba QReport, que para quem não conhece, trata-se de um componente gerador de relatórios. Segue a dica para quem quiser aprofundar seus conhecimentos e usar de criatividade para desenvolver seus sistemas.

Com a leitura desse artigo você aprendeu:

- Configurar e exibir dados de uma fonte de dados em um “DBCtrlGrid”;
- Adicionar componentes em um “DBCtrlGrid”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário