terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Conhecendo a Lógica de Funcionamento do TEF

Antes de iniciarmos a lógica de funcionamento do TEF, vamos verificar quais são os pré-requisitos que precisamos conhecer para a sua implementação:
 
- Aplicativo de Automação Comercial
 
É responsável pela impressão do Cupom Fiscal e do Comprovante da transação TEF.
 
- Gerenciador Padrão
 
É o módulo responsável pelo direcionamento da transação para os respectivos Módulos TEF (American Express, Redecard e Visanet) e efetua o tratamento das atividades, permitindo que o Aplicativo de Automação Comercial interaja com as Administradoras de Cartão de Crédito e de Débito, de forma simples e eficiente.
 
- Módulo TEF
 
É o componente que interage com o usuário para coleta de dados da transação a ser executada. Cada rede possui um Módulo TEF próprio. 

Comunicação entre o Aplicativo de Automação Comercial e o Gerenciador Padrão - Lógica de Funcionamento
 
A comunicação entre o seu Aplicativo e o Gerenciador Padrão é realizada através de arquivos no formato "texto" com mensagens próprias. Os diretórios utilizados para a troca destes arquivos, são: C:\TEF_DIAL\REQ e C:\TEF_DIAL\RESP (ambos default do Gerenciador Padrão). 

O seu Aplicativo criará o arquivo INTPOS.001 solicitando a realização da transação TEF e enviará para o diretório C:\TEF_DIAL\REQ. Este diretório é usado pelo seu Aplicação para envio de dados ao Gerenciador Padrão.
 
Os dados de resposta do Gerenciador Padrão, após o processamento da transação pelo Módulo TEF (American Express, Redecard ou Visanet), serão enviados para o diretório C:\TEF_DIAL\RESP. Este diretório é usado pelo seu Aplicativo para receber as respostas do Gerenciador Padrão.
 
O seu Aplicativo, após ter enviado o INTPOS.001 para o Gerenciador Padrão (C:\TEF_DIAL\REQ), deverá aguardar por 7 segundos o recebimento do arquivo INTPOS.STS enviado pelo Gerenciador Padrão (C:\TEF_DIAL\RESP). Esse processo significa que o Gerenciador Padrão recebeu o INTPOS.001 com a solicitação da transação TEF, enviado pelo seu Aplicativo. Caso o Gerenciador Padrão não disponibilize este arquivo no tempo previsto, você poderá informar ao operador que houve algum problema, como por exemplo: "O Gerenciador se encontra desativado, favor verificar!".
 
Após o envio do INTPOS.STS, o Gerenciador Padrão irá exibir a tela com os Módulos TEF disponíveis para a escolha.
 
O seu Aplicativo deverá aguardar o arquivo INTPOS.001 com o resultado da transação. Este arquivo será gerado no diretório C:\TEF_DIAL\RESP.
 
Após seu Aplicativo realizar a impressão do comprovante TEF, deverá ser enviado um arquivo INTPOS.001, ao Gerenciador Padrão (C:\TEF_DIAL\REQ), confirmando ou não esta transação.
 
Após este envio, o Gerenciador Padrão responderá um INTPOS.STS (C:\TEF_DIAL\RESP), confirmando este procedimento.
 
Sequência de execução do TEF 

Nenhum comentário:

Postar um comentário