terça-feira, 26 de abril de 2011

Técnicas de depuração em Delphi e Prevenção de Bug


Muitas vezes pegamos um sistema legado de outro programador para realizarmos implementação de novas funcionalidades ou corrigir eventuais "bugs". Neste caso você vai precisar depurá-lo para encontrar os "bugs". O Delphi oferece ótimas ferramentas de depuração e quando você sabe como usá-las, você vai economizar muito tempo para corrigir o "bug" e chegar no resultado desejado
Neste caso quero indicar um tutorial que encontrei e ajudou quando o assunto era depuração de programas.
Aqui está o conteúdo:

Project options - antes que você possa começar a utilizar as ferramentas depurador do Delphi, você tem que certificar-se de todas as configurações necessárias são definidas opções depurador .

Breakpoints - Quando pressionar a tecla F5 ou clicando na barra esquerda do seu editor você pode adicionar uma linha vermelha para a sua fonte. Esta linha de origem terão um ponto de interrupção. Ao executar o programa, a execução irá parar quando ele passa a linha de origem. Agora você pode seguir em sua origem, usando algumas teclas de função.

Call stack - a janela Call Stack exibe as chamadas de função que o trouxe para a sua localização atual no programa e os argumentos passados para cada chamada de função.

Local variables - essa janela vai mostrar todas as variáveis locais e o seu valor atual no atual função ou procedimento.

Watches - você adicionar um Watches para controlar os valores das variáveis do programa ou expressões como você passar por cima ou em código de rastreamento.

Idéias para criar os seus próprios recursos de depuração Prevenção Bug Try-Finally Gotchas Try-Except Gotchas

Nenhum comentário:

Postar um comentário