terça-feira, 25 de janeiro de 2011

NFe - Consumo Indevido do Ambiente de Autorização


O ano está acabando, mas o SEFAZ ainda está nos presentiando com novidades. O novo manual "Aplicação Cliente" Consumo Indevido do Ambiente de Autorização, traz algumas informações importantes que deverão ser levadas em consideração.
A obtenção da autorização de uso da NF-e é um processo que envolve diversos recursos de infraestrutura, hardware e software, tanto por parte da SEFAZ Autorizadora, quanto por parte das empresas. O mau funcionamento ou a indisponibilidade destes recursos pode prejudicar o processo de autorização da NF-e, com reflexos no processo de faturamento da empresa emissora da Nota Fiscal Eletrônica.
A alta disponibilidade é uma das premissas básicas do sistema da NF-e e o Sistema de Autorização de NF-e da SEFAZ foi construído para funcionar em regime de 24x7, no entanto existem diversos componentes do sistema e da infraestrutura que podem apresentar falhas e comprometer a disponibilidade dos serviços.
Por parte das SEFAZ, existem poucos Ambientes de Autorização de NF-e, cada um deles executando uma aplicação própria que de alguma forma tem sido depurada e aperfeiçoada pelo uso intensivo destes ambientes pelas empresas.
Por outro lado, existem milhares de "aplicações cliente" desenvolvidas pelas empresas, cujo comportamento indevido pode gerar um consumo excessivo de recursos do ambiente de autorização das SEFAZ, podendo inclusive vir a prejudicar o uso compartilhado deste ambiente.
Como exemplo maior do mau uso do ambiente de autorização, ressalta-se a falta de controle de algumas aplicações das empresas que entram em "loop", consumindo recursos de forma indevida, sobrecarregando principalmente o canal de comunicação com a Internet. Até agora, o Ambiente de Autorização da SEFAZ tem sido reforçado, com a ampliação de recursos de infraestrutura, mas esta prática não poderá ser mantida indefinidamente, principalmente quando é motivada para suportar o uso indevido do ambiente pela aplicação de algumas empresas.
Leia o manual no link: http://www.nfe.fazenda.gov.br/PORTAL/docs/Consumo_Indevido_Aplicacao_Cliente_v1.00.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário