Chegamos ao final de nosso pequeno treinamento  de TEF! Conseguimos visualizar as principais rotinas e métodos, utilizadas  durante o desenvolvimento das operações com o  TEF.
Nesta última parte,  estaremos conhecendo como uma transação com mais de um  cartão  é  realizada.
Iremos passar por alguns procedimentos  importantes e estaremos visualizando um fluxo básico de uma  transação.
Então, vamos  lá! E,  uma boa leitura! 
1) Procedimentos de uma operação TEF com múltiplos cartões
1.1) A  aplicação imprimirá o cupom fiscal  normalmente, até a sua totalização;
1.2) Enviará uma  solicitação de transação TEF com os dados  respectivos. Você deverá salvar uma cópia de cada arquivo  de resposta "Intpos.001", pois você  precisará dos dados para cancelar a transação, se  necessário (quando houver uma queda de energia ou falta de  comunicação com a impressora);
Observação: Caso exista uma  nova transação TEF, a primeira deverá ser confirmada  (CNF). 
1.3) Abrirá o arquivo de  resposta "Intpos.001" para verificar se o campo "001-000" é igual ao enviado na  solicitação, caso contrário,  deverá  excluir esse arquivo e aguardar o próximo;
1.4)  Analisará o campo "009-000". Se a transação for aprovada  deverá  efetuar a forma de pagamento. Se a transação não for aprovada,  deverá  exibir a mensagem do campo "030-000" ao operador e aguardar o seu  "OK";
1.5) Antes de enviar a  solicitação para a segunda transação, a  aplicação deverá confirmar (CNF) a transação anterior, sem  imprimi-la. O cupom fiscal deverá permanecer aberto  (totalizado) após esta confirmação, aguardando o  próximo  pagamento;
1.6) Enviará a  solicitação da segunda transação TEF com os dados  respectivos. Você deverá salvar uma cópia de cada arquivo  de resposta "Intpos.001", pois você  precisará dos dados para cancelar a transação, se  necessário (quando houver uma queda de energia ou falta de  comunicação com a impressora);
1.7) Repetir o passo  1.4;
1.8) Repetir o 1.5;  
Observação: Repetir os  passos de 1.5 a 1.8 para cada nova transação.
1.9) Quando a  aplicação chegar à última  transação TEF, esta não deverá ser  confirmada;
1.10) A  aplicação encerrará o cupom fiscal com  as formas de pagamento, respectivas a cada transação, e  iniciará  as impressões dos comprovantes do TEF (2 vias para cada);
1.11) Após a  impressão da última transação TEF, esta  deverá  então  ser confirmada (CNF), finalizando todo processo;
Observação: Tanto o teclado  quanto o mouse deverão permanecer bloqueados durante as impressões.
1.12) Os arquivos  temporários deverão ser  excluídos.
Dica: As formas de  pagamento usadas para realizar transação com TEF,  deverão  ser as últimas no fechamento do cupom fiscal. Por exemplo, se o  cupom fiscal for pago com 3 formas de pagamento diferentes "Dinheiro", "Cheque"  e "Cartão", a forma "Cartão" deverá ser a última. 
2) Procedimentos com  falta de comunicação com o ECF
2.1) Se durante a  impressão dos comprovantes do TEF, houver uma falta de  comunicação com o ECF, a aplicação deverá detectar esta falta  e exibir a seguinte mensagem ao operador: "A impressora não responde. Deseja  imprimir novamente?"
2.2) Se o operador optar  por "Sim", a aplicação deverá fechar o comprovante, abrir o relatório gerencial e  imprimir os comprovantes de todas as transações;
2.3) Se o operador optar  por "Não", a aplicação deverá enviar um NCN  (Não  Confirmação) referente a última  transação realizada e um CNC (Cancelamento) referente as demais  transações, pois estas haviam sido confirmadas  anteriormente.
2.4) O CNC  deverá  ser enviado para cada transação que foi confirmada respeitando a seguinte lógica:
2.4.1) A  aplicação enviará um CNC para a primeira transação confirmada e  imprimirá o texto do "Intpos.001" de resposta (referente a este  cancelamento), em um relatório gerencial.
2.4.2) A  aplicação enviará um CNF (Confirmação) confirmando este  cancelamento e enviará o novo CNC para a outra transação confirmada,  conforme citado acima. Este processo se aplicará para todas as  transações que existirem.
Observação: A  aplicação deverá exibir uma mensagem ao operador com as seguintes  informações: "Nome da Rede" (bandeira), "NSU" e "Valor da  Transação", para cada transação cancelada,  incluindo a não confirmada.
2.5) Se durante a  impressão dos comprovantes de cancelamento houver novamente uma  falta de comunicação com o ECF, o procedimento será o mesmo do  ítem  2.1.
2.6) Se o operador optar  por "Sim", a aplicação deverá fechar o relatório gerencial e  abrir o novo, imprimindo todo o texto novamente. 
2.7) Se o operador optar  por "Não", a aplicação deverá enviar um NCN  (Não  Confirmação) e novamente o CNC (Cancelamento) referente  à  transação, imprimindo o texto do INTPOS.001 de resposta em um  novo relatório gerencial.
3) Procedimentos com  queda de energia
3.1) Se durante a  impressão dos comprovantes do TEF, houver uma queda de energia, a  aplicação deverá detectar esta queda, enviar um NCN (Não  Confirmação) para a última  transação e um CNC (Cancelamento) para cada transação que havia sido  confirmada anteriormente.
3.2) Se durante a  impressão dos comprovantes do cancelamento houver uma queda de  energia, a aplicação deverá detectar esta queda, fechar o relatório gerencial  pendente, enviar o NCN (Não Confirma) e novamente o CNC (Cancelamento) referente  à  transação, imprimindo o texto do "Intpos.001" de resposta em um  novo relatório gerencial.
3.3) A  aplicação deverá enviar um CNF (Confirmação) após cada  impressão do comprovante de cancelamento. 
4) Fluxo básico de uma  transação:
Nenhum comentário:
Postar um comentário