terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Chave Estrangeira (Foreign Key) com DBExpress e ClientDataSet


Com o uso de DBExpress não existe mais a hipótese de campos Lookup para se trazer um determinado campo de uma chave estrangeira, como fazíamos antigamente. Isso porque para criarmos um campo Lookup, precisaríamos deixar a tabela aberta por completo na memória para que os outros datasets pudessem buscar a informação nela através do campo Lookup, e isto sai completamente dos conceitos do ClientDataSet...
    Para resolver este problema, usa-se JOINs em instruções SQL, que "performaticamente" falando, são mais rápidos, porém, um pouco mais trabalhoso, no sentido em que, ao digitarmos os dados para um ClientDataSet, estes ficam na memória e o Join não é executado no BD, até que o dado seja gravado. Dessa maneira, ao informarmos o ID da chave estrangeira não veríamos o campo que desejamos até que este registro seja gravado. Porém, pode-se “forçar” a busca deste campo através de uma função que você pode mais abaixo.

    Um cenário interessante para podermos exemplificar é um cadastro de venda, onde na tabela de vendas existe uma chave estrangeira da tabela de clientes para se gravar o ID do cliente que esta efetuando aquela compra. Se estivermos fazendo uma consulta, automaticamente o JOIN faz o seu papel e retorna o NOME deste cliente, se a SQL for algo do tipo:
SELECT
  V.CODVENDA,
  V.DATA,
  V.CODCLIENTE,
  C.NOME AS NOME_CLIENTE
FROM
  VENDAS V
     INNER JOIN CLIENTES C ON V.CODCLIENTE = C.CODCLIENTE

    Porém, ao inserir um novo registro o JOIN não é executado como já comentamos, pois os dados não estão no banco ainda, somente em Cache. Resolvendo isso, a função:

function GetFieldByID(var SQLConn: TSQLConnection;
                                   Table, ResultField, IDField: String;
                                   ID: integer): string;
var qry: TSQLQuery;
      SQL: String;
begin
  Result := '';
  SQL:='SELECT ' + ResultField + ' FROM ' + Table + ' WHERE '+ 
  IDField + '=' + IntToStr(ID);
  qry := nil;
  try
    SQLConn.Execute(SQL, nil, @qry);
    if Assigned(qry) then
      Result := qry.FieldByName(ResultField).AsString;
  finally
    qry.Free;
  end;
end;

Entendendo a Função

    Passamos para a função qual o SQLConnection (SQLConn) responsável pela execução da qry e também informamos em qual Tabela (Table) ela deverá buscar, através de qual campo (IDField) e qual ela irá trazer (ResultField), além é claro do ID que estamos procurando.
    A função monta então a SQL e a executa no SQLConnection especificado. Este por sua vez, retorna um ResultSet que fica armazenado na variável qry (que é um TSQLQuery). Se o SQLConnection não retornar o ResultSet é porque a SQL não retornou nada caso contrario (if Assigned(qry)), retorna para o Result da função o valor do campo pesquisado com a SQL montada.

    Para usá-la, no evento OnValidate do campo CODCLIENTE basta fazer:

cdsVendas.FieldByName('NOME_CLIENTE').AsString := GetFieldByID(SQLConnection1,'CLIENTES','NOME','CODCLIENTE',Sender.AsInteger);

    Você também pode tratar o campo verificando se a função retornou algum valor, e se não, gerar uma exceção avisando que o código não foi encontrado, por exemplo:

Var str: string;
begin
  str:=GetFieldByID(SQLConnection1,'CLIENTES','NOME','CODCLIENTE',Sender.AsInteger);
  if str<>'' then
    cdsProdutor.FieldByName('RAZAOS').AsString := str
  else
  begin
    MessageDlg('Código Não Encontrado!', mtWarning, [mbOK], 0);
    Abort;
  end;
end;

    A vantagem de se usar esta função, é que muda-se pouco de seu uso para outros campos, por exemplo, se quiséssemos saber o nome do vendedor supondo que este também esteja previsto na SQL através de um JOIN, seria:

cdsVendas.FieldByName('NOME_VENDEDOR').AsString :=  GetFieldByID(SQLConnection1,'VENDEDORES','NOME','CODVENDEDOR',Sender.AsInteger);

Nenhum comentário:

Postar um comentário