domingo, 24 de junho de 2012

Os limites do InterBase

Questões / Problemas / Resumo:

Na hora de se construir uma Base de Dados, temos que ter bastante atenção quanto as limitações do Sistema Gerenciador de Banco de Dados, se não levarmos em conta, poderemos ter varias surpresas desagraveis durante o desenvolvimento da mesma....

Descrição:
Os limites do InterBase

Traduzido por: Marcos Ribeiro

Por: Iván Pons

Na hora de se construir uma Base de Dados, temos que ter bastante atenção quanto as limitações do Sistema Gerenciador de Banco de Dados, se não levarmos em conta, poderemos ter varias surpresas desagraveis durante o desenvolvimento da mesma.

Muitas vezes podemos “ignorar” o problema, e buscarmos uma solução que nos permite sair do passo como está, porém em outros casos, nós nos encontramos com uma triste realidade de um Sistema, que não tem toda a potencia de que precisamos.

Por tudo isso, e a pesar de divulgar muitas vezes o InterBase como um sistema “maravilhoso”, devemos conhecer de antemão, até onde ele pode chegar:

1 - Número máximo de clientes conectados em um servidor

Não tem um número máximo de clientes que um Servidor do IB pode servir. Dependerá de uma combinação de fatores, incluindo capacidade do Sistema Operacional, Limitações de Hardware e o que cada cliente pode no servidor. Em uma aplicação “normal”, que executa interações humanas e um servidor médio, o IB pode responder tranqüilamente a mais de 150 clientes.

2 - Tamanho Máximo da Base de Dados

O tamanho máximo direcionado de um arquivo, em um único arquivo é de 2Gb no Windows95/98, 4Gb em NT4 e na maioria dos sistemas UNIX. As limitações dependem do Sistema Operacional. Em uma configuração de múltiplos arquivos, podem chegar a ter o tamanho de Terrabytes.

3 – Máximo número de arquivos por Base de Dados

Pode ser, 2 elevado a 16 (65.536), porque os arquivos estão numerados com um número de 16 bits. Os arquivos Shadow apontam para este limite. É o limite do InterBase, porém a maioria dos sistemas operacionais tem um limite menor de arquivos que podem ser usados simultaneamente por um único processo.

4 - Número Máximo de Tabelas em uma Base de Dados

Podem ser, 2 elevado a 16 (65.536), porque as tabelas estão enumeradas usando um número de 16 bits.

5 – Tamanho Máximo de Filas

64Kb. Os Blobs e Arrays contribuem cada um com 8Bytes. As tabelas de sistemas tem uma limitação de tamanho de coluna de 128 Kb.

6 – Número Máximo de Filas e Colunas por tabela

Pode ser, 2 elevado a 32 filas, e as filas estão numeradas com um inteiro de 32 bits, por tabela. O número de colunas em uma fila dependerá do tipo de dados usado. Assim, uma fila pode ter um tamanho de 64K, e poderíamos definir 16.384 colunas do tipo INTEGER (quatro bytes) em uma tabela.

7 – Número Máximo de Índices por tabela

Pode ser 2 elevado a 16 (65.356), porque estão enumerados com um inteiro de 16 bits.

8 – Número Máximo de Índices por Base de Dados

Pode ser 2 elevado a 32, porque se podem criar 216 tabelas por Base de Dados, e cada tabela pode chegar a ter 216 índices.

9 – Tamanho Máximo da Chaves de um Índice

Inicia com 256 bytes para uma chave simples de coluna, aumentando-se 200 para chaves de múltiplas colunas, restando 4 bytes por cada coluna adicional.

10 – Máximo número de eventos por Procedimento Armazenado

Não tem restrições para desenvolvimento, porém tem um limite prático, dado por um limite em tamanho do código de um Procedimento Armazenado em uma Trigger.

11 – Tamanho máximo do código de um Procedimento Armazenado em uma Trigger

48Kb de BLR (Linguagem compilada de um Procedimento Armazenado ou de uma Trigger.)

12 – Tamanho Máximo de um Blob

O tamanho máximo de um Blob dependerá do tamanho de página de uma Base de Dados. Assim:

1Kb de tamanho de página à 64Mb

2Kb de tamanho de página a 512Mb

4Kb de tamanho de página a 4Gb

8Kb de tamanho de página a 32 Gb

O tamanho máximo de um segmento de um Blob é de 64Kb.

13 – Número máximo de tabelas em um Join

Não tem restrições, porém o tempo de resposta em uma tarefa de cruzar tabelas e exponencial em relação com o número de tabelas que participam em um JOINEI número máximo de tabelas em um JOIN, para que seja eficiente é sobre 16 tabelas, porém a realidade e experiência com nossas aplicações, com uma carga real de dados em nossas tabelas poderá ter um rendimento aceitável.

14 – Número máximo de consultas dentro de outras consultas

Não tem restrições, porém o limite prático dependerá do tipo de consulta de teremos.

15 – Número máximo de colunas para um índice composto

16

16 – Número de Procedimentos Armazenados na Trigger dentro de um PA em uma Trigger.

Em Windows 95/98/NT 750. Em plataformas Unix 1000.

17 – Tamanho máximo de chave em uma sentença SORT

32Kb

18 – Entre Datas

Nenhum comentário:

Postar um comentário