segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Aprenda a usar a propriedade Active da classe TClientDataSet


A propriedade Active de um controle TClientDataSet pode ser definida em tempo de design (pelo Object Inspector) ou em tempo de execução. Se o valor for True os dados armazenados no TClientDataSet podem ser lidos e manipulados. Se o valor for False, o client dataset está fechado (closed) e não podemos acessar nem manipular os dados contidos nele.

Veja no trecho de código abaixo como definir o valor da propriedade Active em tempo de execução:

procedure TForm3.Button3Click(Sender: TObject);
begin
  // vamos ativar o client dataset
  ClientDataSet1.Active := True;

  // vamos testar se o client dataset foi mesmo ativado
  if ClientDataSet1.Active then
    ShowMessage('O ClientDataSet está ativo')
  else
    ShowMessage('O ClientDataSet  NÃO está ativo')
end;

Ao clicar no botão nós "ativamos" o client dataset e em seguida testamos o valor da propriedade Active para informar se o controle foi realmente ativado. É preciso ter muito cuidado. Tentar manipular os dados de um client dataset fechado pode resultar em uma exceção do tipo EDatabaseError com mensagens parecidas com:

Project Projeto.exe raised exception class EDatabaseError with message 'ClientDataSet1: Cannot perform this operation on a closed dataset'.

Ao definirmos o valor True para a propriedade Active as seguintes ações ocorrem:

1) O client dataset é preenchido com dados. Dependendo das propriedades do controle, estes dados podem vir de três formas diferentes: a) Do arquivo especificado na propriedade FileName; b) Do provider especificado na propriedade ProviderName ou por meio do método SetProvider. (algumas classes derivadas de TCustomClientDataSet possuem um componente interno que faz o papel do provider); c) Os dados que estavam ativos quando o client dataset foi desativado (somente se a aplicação foi executada durante um certo período depois que o dataset foi desativado).

2) O evento BeforeOpen é disparado. 

3) O valor dsBrowse é atribuído à propriedade State do dataset. 

4) Abre e posiciona um cursor no primeiro registro do conjunto de dados.

5) Dispara o evento AfterOpen. 

Se o client dataset nunca foi ativado, atribuir o valor True para a propriedade Active faz com que a estrutura (metadata) do client dataset seja definida. Esta estrutura é obtida juntamente com o pacote de dados a partir do provider ou armazenado em disco. Se não houver pacote de dados, tal estrutura é construída usando o valor atual da propriedade FieldDefs ou a partir dos componentes de campos persistentes listados na propriedade Fields.

Se um erro ocorrer durante a abertura do dataset, seu estado (State) é definido como dsInactive e o cursor de navegação é fechado.

Ao definirmos o valor False para a propriedade Active as seguintes ações ocorrem:

1) O evento BeforeClose é disparado. 

2) O valor para a propriedade State é definido como dsInactive. 

3) O cursor de navegação é fechado, salvando os dados atuais em disco se a propriedade FileName estiver definida e salvando o pacote de dados atual em cache de forma que o mesmo possa ser restaurado mais tarde quando o dataset for reaberto.

4) O evento AfterClose é disparado. 

Importante: Uma chamada ao método Open do TClientDataSet define a propriedade Active como True, enquanto uma chamada ao método Close a define como False.

Esta dica foi escrita e testada no Delphi 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário