quarta-feira, 15 de janeiro de 2025

Colocar os bitmaps na DLL

 Por vezes, quando iniciamos um projeto, temos uma preocupação: fazer uma aplicação pequena em delphi. Bem, a solução pode passar por colocar todos os bitmaps que vamos utilizar numa DLL. Então vamos lá começar:

Deve usar o Image Editor, criar uma nova Resource File (.res), neste ficheiro vamos colocar os bitmaps e icons (ambos funcionam da mesma forma) que queremos na nossa aplicação, clique com a tecla direita do mouse na nova resource file e crie um novo bitmap, depois desenhe ou cole do clipboard um bitmap, finalmente guarde o ficheiro com o nome images.res. Depois disto estar feito vá ao IDE do Delphi e no File menu clique New... e escolha DLL depois cole o código abaixo, não se esqueça de adicionar uma unit vazia ao projeto. Guarde o projeto da dll no mesmo diretório do ficheiro image.res, finalmente faça o build da DLL (não se esqueça, que não se pode correr (executar) uma DLL!)

Código da DLL:

library ImageRes; {nome da dll}

uses DummyUnit; {DummyUnit é uma unit vazia, que é necessária}

{$R images.res} {nome da resource file, que deve estar no mesmo caminho da dll}

begin

end.

Código da DummyUnit:

unit DummyUnit;

interface

implementation

end.


Nenhum comentário:

Postar um comentário